Tivemos um ano difícil, cheio de desafios e transformações. 2021 promete muito mais!

A categoria do funcionalismo público está apreensiva. Isso é nítido em todas as repartições. Por mais luta do Sindicato ou ações realizadas, sabemos estar longe dos desejos do Servidor. Estamos na trilha de um caminho árduo e não podemos desanimar nunca. O pensamento de “2021 será melhor” é uma ilusão. Ele será tão ou mais desafiador que o ano atual. Não sou pessimista. Mas preciso olhar com verdade para nossa situação. Primeiramente porque o Governo (em todas as esferas) é o primeiro a deixar o trabalhador em último plano. Uma tristeza compartilhada pelos Servidores municipais, estaduais e da Federação.

Esse sentimento reflete a crescente ofensiva contra o serviço público. A Reforma Administrativa, enviada pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso Nacional, é “a cereja do bolo”. O fato ocorre exatamente em meio à pandemia da Covid-19, valendo-se de um momento de isolamento social. Isso, devemos admitir, dificulta a mobilização dos Servidores e tenta nos desestabilizar ainda mais e força, deste modo, a aprovação da PEC.

O ministro da Economia Paulo Guedes, ao defender o PL 173, falou em economizar mais de 179 bilhões de reais com esse “congelamento”. Mas sabemos bem que essa “economia” a qual ele se refere tem caráter alimentício. Ou seja, é salário. Salário este que faz a economia girar em nosso País. Ao nosso ver, trata-se de uma medida descabida que penaliza aqueles que fazem o País seguir seu rumo. Ao mesmo tempo, nada disso nos desanima na luta diária em prol dos Servidores de Osasco. Dia a dia eles continuam a construir essa cidade e atender com excelência a população.

Nosso próximo grande desafio será a Campanha Salarial de 2021, mesmo sabendo que a PL 173 não permitirá qualquer aumento. Mais do que nunca, será exigido o envolvimento da categoria, pois é preciso construir bases sólidas para um bom aumento salarial no futuro. Esta batalha acontece só uma vez por ano, mas vai se refletir no cotidiano de todos. Vamos dar nosso melhor, mesmo com os desmandos do Governo Federal para nos prejudicar. Você, Servidor, será testemunha e parte de todo este processo.

Antônio Rodrigues dos Santos (Toninho do Caps)
Presidente do Sintrasp (Sindicato dos Servidores de Osasco e Cotia)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *