Profissionais do Apoio da Educação: exemplos de organização com ações permanentes na luta pelo reconhecimento e valorização

O Sintrasp reconhece e valoriza os Profissionais do Apoio da Educação. Sem dúvida, é um dos segmentos mais exemplares dentro da Administração de Osasco. Os Servidores são determinados e conscientes de sua mobilização nas ações permanentes por valorização. Nada se conquista de uma hora para outra. Tudo se constrói com planejamento, estratégia e ações conjuntas.

A seguir, vamos trazer à memória um breve relato da luta dos Profissionais do Apoio. O levantamento foi realizado pela vice-presidente para a Educação do Sintrasp, Professora Marta da Silva Barreto, uma fiel defensora da causa dos companheiros(as), com o total apoio à época do então presidente Toninho do Caps, o secretário-geral João Carlos Ferreira (que teve papel destacado na contribuição da elaboração do Plano de Carreira) e a experiência e expertise do atual presidente Jessé Castro de Moraes.

VAMOS AOS FATOS

Em 2018, os Profissionais do Apoio da Educação se organizaram com reuniões fora do horário de trabalho e tomaram uma decisão importantíssima: resolveram ir à luta a fim de que notassem os seus valorosos trabalhos prestados nas unidades escolares. Através de suas lideranças, procuraram o Sintrasp para solicitar apoio em suas justas reivindicações. Rapidamente, nosso Sindicato acolheu, respeitou e vem representando com extrema seriedade cada profissional.

Mas é importante enfatizar: os Servidores tiveram a humildade de reconhecer o papel desta importante instituição e com muita sabedoria decidiram seguir juntos, inclusive com foco total no fortalecimento do Sintrasp em sua representatividade. Foram para ruas, participaram das assembleias de Campanha Salarial, reivindicaram melhores salários e condições dignas de trabalho, Plano de Cargos, Carreiras e Salários, entre outros.

Em razão deste engajamento, muitas conquistas sucederam da luta conjunta entre SINTRASP X SERVIDORES, conforme segue:

1) Formação de Comissão para elaboração do Plano de Carreira;
2) Aprovação e publicação do Plano de Carreira, a partir de abril de 2019 (Lei Complementar nº 351);
3) Pagamento de Difícil Acesso para os profissionais lotados em unidades escolares que prevê esse benefício;
4) Direito à Evolução Funcional por Títulos;
5) Regulamentação do direito ao recesso escolar nos meses de julho e dezembro.

PERÍODO DIFÍCIL DA PANDEMIA

O Sintrasp conquistou junto ao Governo o direito de os Profissionais do Apoio trabalharem em forma de revezamento e com horário reduzido, pois a sua função não poderia ocorrer remotamente. Recentemente, também, após muito diálogo, conseguimos democraticamente dialogar com a Administração e, finalmente, corrigir a Tabela 7 e contemplar a todos os companheiros.

A LUTA CONTINUA, AFIRMA A PROFESSORA MARTA

Ainda há muito para se conquistar a esses profissionais que participam por excelência do processo educacional desenvolvido nas escolas, juntamente aos demais profissionais da Educação (Professores, Gestores …). São os Profissionais do Apoio responsáveis pela higiene e organização do ambiente, fazem o alimento das crianças com tanto afeto, cuidam da segurança e entretenimento quando os alunos ocupam todos os espaços da escola, e também são incumbidos pelos registros escolares necessários à manutenção da instituição Escola.”

Segundo o presidente do Sintrasp, Jessé Castro de Moraes, seriam necessárias muitas páginas de um texto para mensurarmos a relevância do trabalho desses profissionais importantes para a qualidade da Educação de Osasco. “O Sintrasp agradece a confiança e a parceria construída ao longo desses anos. Juntos sempre seremos mais fortes”, afirma nossa liderança.

CONTINUEM LIGADOS

Em breve, estaremos trabalhando na revisão do Plano de Carreira dos Profissionais da Educação a ser discutido com a Comissão composta por representantes do Governo, do Sintrasp e de dois profissionais da base.

A vocês nosso respeito e o compromisso de continuarmos juntos, construindo uma história enraizada no respeito, honestidade e amizade a fim de garantirmos a melhor e maior dignidade a todos.

AVANTE, PROFISSIONAIS DO APOIO DA EDUCAÇÃO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *