IBGE atualiza estatística de Osasco e estima população superior a 701 mil habitantes

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou na última sexta, dia 27, estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros. Com referências de 1º de julho deste ano, o órgão projeta Osasco com 701.428 habitantes. A população do Brasil chega a 213,3 milhões. A divulgação é anual e obedece ao artigo 102 da Lei nº 8.443/1992 e à Lei complementar nº 143/2013.

Em 2020, a estimativa apontava o município com 699.944 moradores. Os efeitos da pandemia da Covid-19 no efetivo populacional não foram incorporados na projeção devido à ausência de novos dados de migração, além da necessidade de consolidação dos dados de mortalidade e fecundidade, fundamentais para se compreender a dinâmica demográfica como um todo.

O Censo Demográfico 2022 trará uma atualização dos contingentes populacionais e subsidiará as futuras projeções populacionais, com foco em se entender as implicações da pandemia sobre a população em curto, médio e longo prazos. As populações dos municípios foram estimadas por procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos entre seus diversos municípios.

UTILIDADE

As estimativas populacionais municipais servem de parâmetros ao Tribunal de Contas da União (TCU) ao fazer o cálculo do Fundo de Participação de estados e municípios e são referência em vários indicadores sociais, econômicos e demográficos. A Região Metropolitana de São Paulo continua a mais populosa do país, com 22,04 milhões de habitantes, seguida pelas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro (13,19 milhões), Belo Horizonte (6,04 milhões), e da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) do Distrito Federal e Entorno (4,75 milhões).

VEJA OS DADOS DE OSASCO NA ÍNTEGRA NO SITE DO IBGE

Imagem Destacada da matéria: Arquivo Secom Osasco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *