Carreta da Mamografia | Mulheres podem fazer o exame de graça até 18 de setembro

O programa estadual “Mulheres de Peito” estará presente de forma especial em Osasco pelos próximos dias. Até 18 de setembro, a Carreta da Mamografia ficará estacionada em frente ao Shopping União, na avenida dos Autonomistas, 1.400, Vila Yara. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a realização de mamografias e assim se chegar ao diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. Além do mamógrafo, a carreta possui uma equipe multidisciplinar, com técnicos em radiologia e profissionais de Enfermagem.

COMO FUNCIONA

Mulheres de idade entre 50 e 69 anos não precisam apresentar pedido médico. Basta comparecer ao local com RG e Cartão do SUS. Fora dessa faixa etária, a munícipe deve ter a solicitação médica, da rede pública ou particular. Em Osasco, os exames na carreta da mamografia são realizados de segunda a sexta, das 8 às 17 horas (50 senhas são distribuídas) e, aos sábados, das 8 ao meio-dia (25 senhas).

Após a realização da mamografia, as imagens são encaminhadas ao Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem e em até três dias o laudo é emitido. Feito isso, caso seja identificada alguma alteração no exame ou suspeita de câncer, a Secretaria Municipal de Saúde entra em contato com a munícipe e a encaminha ao serviço de referência do SUS. Deste modo, ela poderá fazer exames complementares e acompanhamento com médico especialista.

O CÂNCER DE MAMA

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), estima-se que em 2021, 66.280 pessoas sejam diagnosticadas com câncer de mama. A doença causa multiplicação desordenada de células anormais da mama e forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico.

Fonte: INCA

Foto: Marcelo Deck (Prefeitura de Osasco)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *